A importância da ativação do core no tratamento da lombalgia
A lombalgia é a dor situada na região lombar da coluna vertebral, dor esta que acomete grande parte da população, ela pode ser aguda ou crônica, situações agudas geralmente ocorrem por lesão traumáticas já as crônicas têm como principal causa o déficit de ativação ou fraqueza muscular. O tratamento para as lombalgias consiste em principalmente no fortalecimento das musculaturas estabilizadoras (CORE) permitindo movimentos hormônicos e sem compensações do corpo.
A coluna vertebral é envolta por dois tipos de musculaturas: as estabilizadoras que são profundas e tem como objetivo manter o alinhamento fisiológico de seus segmentos e consequentemente organizar a distribuição de peso por todo o corpo, o segundo grupo de musculaturas são as globais estas por sua vez mais superficiais e tem como função realizar os movimentos das articulações.
As lombalgias ocorrem principalmente por falha na ativação ou fraqueza das musculaturas estabilizadoras da coluna logo o peso corporal será mau distribuído e nesta situação os músculos globais serão sobrecarregados e fadigados, este mecanismo é o responsável pelas dores na região.
As musculaturas estabilizadoras são chamadas de CORE, POWER HOUSE ou Cilindro rígido, este grupo é composto pelo transverso do abdômen responsável por comprimir as vísceras (função similar ao corpete feminino), multífidos responsável pela estabilização das vértebras, diafragma e assoalho pélvico. Estes músculos devem ser contraídos de maneira antecipatória aos movimentos do corpo para não sobrecarregarem as musculaturas globais.
O tratamento deste desequilíbrio muscular responsável pelos sintomas da lombalgia, se da principalmente em conscientizar o paciente e/ou aluno de pilates da ativação do CORE ou Power House e posteriormente associar à movimentos dos membros, dois exemplos de exercícios realizados no pilates são a ponte (imagem 1) e o preparação para o nadando (imagem 2).
Imagem 1
Imagem 2
Desta maneira é possível não somente tratar as dores na região lombar mas também prevenir o agravamento de lesões na região.
Por Robson Almeida
Liberty Pilates Training
Próximos treinamentos
Contato
Preencha o formulário para entrar em contato: