A intervenção do método pilates nos vícios posturais
O corpo humano funciona contra a força da gravidade e está sujeito a sobrecargas e tensões. A boa postura implica em treinar o corpo para ficar em pé, andar, sentar, e deitar em posições que gerem menor tensão nos músculos de suporte e articulações, em movimento ou não.
Atualmente, as pessoas cada vez mais criam vícios que as levam a uma má postura, seja no trabalho, em casa, escola ou no carro. Podemos citar algumas atividades do cotidiano que desencadeiam tais vícios, teclar no celular olhando para baixo, usar o computador por horas sem descanso, sentar de forma "jogada".
Os resultados da má postura incluem tensões musculares, sobrecargas articulares e desgastes ósseos, que afetam, em maior ou menor grau, a qualidade de vida do indivíduo, provocando dores e indisposição.
Alterações na postura levam a um desequilíbrio muscular, que provocam mudanças no alinhamento e estabilização durante a realização de algum movimento. Deve existir um equilíbrio de forças nos músculos oponentes que atuam sobre a mesma articulação, pois quando os músculos não trabalham “juntos” sinergicamente, ocorrem alterações no seu comprimento, levando ao encurtamento ou rigidez e diminuição da força.
Procurar métodos para recuperar o alinhamento ideal e o equilíbrio muscular é necessário, pois a má postura causada pelos vícios pode levar a lesões que muitas vezes são irreversíveis, como a hérnia de disco.
O Método Pilates é um ótimo programa de exercícios para correção postural e alinhamento corporal. Pois os exercícios exigem, em sua maioria, articulações neutras durante os movimentos e controle para realizá-los. Além de melhorar a consciência corporal do praticante que o fará rever suas posturas diárias, a flexibilidade e aumentar a força muscular.
O foco inicial deve ser em restabelecer o equilíbrio muscular, fortalecer os músculos que estão fracos e alongar os que estão encurtados ou rígidos. Para isso é necessário à realização de uma avaliação postural estática, que pode indicar possíveis desequilíbrios musculares e alterações no comprimento do músculo (fraco, curto ou tenso) e uma avaliação dinâmica, exercícios que podem detectar disfunções musculares durante o movimento.
Após a realização da avaliação postural e de uma anamnese para investigar as possíveis causas de sobrecargas diárias, é possível montar um programa de exercícios, individualizado, de acordo com as necessidades do indivíduo avaliado. Os exercícios selecionados devem ser progressivos, iniciando com movimentos mais básicos, as articulações em posições neutras para não gerar sobrecarga, sempre com o objetivo de melhorar a consciência corporal, e assim obter resultados positivos sobre a postura.
O Método Pilates é capaz de ensinar ao praticante como se posicionar no dia a dia, em casa, no trabalho, no trânsito. Começando assim, a sentir o seu corpo como um todo, com maior consciência corporal e equilíbrio muscular, colhendo os benefícios que o método proporcionou.
Gisele Zink
Liberty Pilates Training
Próximos treinamentos
Contato
Preencha o formulário para entrar em contato: